Início / Notícias

Notícia

25 de Novembro de 2005 | 00h00

Feliz aniversário, Barça!

Em 1969, a revista esportiva espanhola "Barça" divulgou a existência, em Sorocaba, de um clube homônimo ao grande Barcelona, de Madrid. A partir de então, o C.A. Barcelona sorocabano passou a identificar-se como "Barça", numa homenagem ao grande time espanhol e, por seqüência, também à revista que o focalizou de forma tão destacada no noticiário daquele país. E, nesta 3a. feira (15/11), conforme foi muito bem lembrado pelo "Cruzeiro do Sul", o alvinegro sorocabano vive a passagem do seu 54o. aniversário como clube social e equipe de futebol. A sua principal referência está situada na avenida Paraguai, onde a sede alvinegra está situada ao lado de seu excelente campo de futebol, no bairro do Além Ponte.

O C.A. Barcelona é um dos mais tradicionais times de várzea de Sorocaba, tendo surgido no dia 15 de novembro de 1951. No entanto, apesar de ser um clube com sólido patrimônio, poucas vezes levantou o título de campeão. Na verdade, foram apenas duas vezes, nos anos de 1990 e 93 na Taça Cidade de Sorocaba. Isso porém, são coisas que só o futebol e a sua falta de lógica são capazes de explicar, porque o C.A. Barcelona sempre figurou entre as melhores equipes da cidade, também dentro de campo. Os muitos vices-campeonatos que acumulou ao longo de sua intensa participação no campeonato varzeano da cidade, comprovam que outros títulos não vieram por puro capricho dos deuses dos estádios.

O primeiro campeonato, de 1990 introduziu, de forma imorredoura, na história do alvinegro, grandes jogadores da época. O mérito, foi altamente expressivo, porque então, o "Barça" quebrou um jejum de 32 anos. Ganhou a decisão diante do América, por 2 a 0, com gols de Neizinho e China. O treinador Moacir Cardoso comandou uma verdadeira legião formada por Xandó, Marquinhos, Quico, Carlinhos, Flavinho, Édson, Juquinha, Bigue, Nego, Wilson, Garibaldo, John, Tadeu, Moacir, Bianchi, Maurinho, João Batista, Teixeirinha, Alan, Neizinho, Casagrande, Anjinho, Vaguinho, China, Edu, Zelão e Mickey.

A especial galeria de campeões alvinegros aumentou com a segunda conquista, em 93. O C.A. Barcelona tinha em seu elenco Flavinho, Édson, Júlio, Bigue, Drácula, Bentinho, Juca, Gilmar, Bananinha, Gari, Vadinho, Orlandinho, Moacir, Luiz Baiano, Gustão, Marquinhos, André, Zequinha, Barriga, Maurinho, Anjinho, Neneca, Nato e Nenê. Os técnicos eram Zezé Balbino de Sá e Moacir Cardoso. Foi com um empate de 1 a 1 diante do Categeró, que o time saiu como campeão, de forma brilhante. O gol foi de Barriga e o placar bastou para a conquista, uma vez que o "Barça" havia vencido a primeira partida das finais por 1 a 0.

E agora, nesta importante passagem, é justo que sejam lembrados os nomes de Carlos Correia, João Gonzaga, Theóphilo Gonzaga de Camargo e Aroldo Vergara, que formaram o primeiro time de futebol que resultou na fundação oficial do clube, graças aos desportistas que integraram a primeira diretoria: Euzébio Moreno, Bortolo Celso Mário Panize, Oswaldo Duarte, Júlio de Camargo, Laerte Belentame e Benedito Ruivo. Também é justo lembrar de Ernesto Norcross, que permitiu a construção do campo às margens da avenida Paraguai. Depois de muitos anos de trabalho, o campinho transformou-se no estádio "Euzébio Moreno", inaugurado em 15 de novembro de 1983, ao lado do qual foi construído um exemplar centro esportivo, de incalculável valor patrimonial e sentimental para todos os seus simpatizantes.

Atualmente, o presidente do C.A. Barcelona é João Luís Rodrigues de Moraes, o "Burió". Porém, muita gente trabalhadora já passou pelo clube e dedicou parte de suas vidas buscando a glória para o "Barça". Dentre todos que passaram pela diretoria, merece destaque o desportista Benedito Lisboa, o "Belo", que ocupou a presidência por uma infinidade de vezes e ainda hoje tem ativa participação ativa. "Nós pensamos primeiro no patrimônio. O que hoje se vê aqui, e a realização de um sonho e o fruto de muito trabalho, dedicação e suor", sempre afirmou o "Belo", que ajudou a criar ali um exemplo de administração esportiva.

Assim, a tudo isso, junte-se as iniciativas sociais, como as festas anuais de Cosme e Damião, quando as crianças invadem o seu estádio, e o trabalho das escolinhas mantidas em conjunto com a Unimed. Merece, pois, todos os cumprimentos a família barcelonense. Certamente, a extensa legião de jogadores e ex-jogadores que passaram por suas equipes juvenil e principal ao longo dos anos, guarda a satisfação de num momento ou outro ter envergado a gloriosa camisa, na qual realça a figura da grande Águia alvinegra. E a nós, sorocabanos, fica a alegria de termos aqui gente dessa extirpe. Que engrandece o esporte e é motivo de orgulho para a cidade. Parabéns, C.A. Barcelona! Feliz aniversário, "Barça"!

Fonte: Cruzeironet - Izaltino Corrêa - izaltino@jcruzeiro.com.br


Compartilhe: