23 de Dezembro de 2003 | 00h00
De acordo com César Amauri Quibao, farmacêutico responsável pela Farmácia da Unimed de Sorocaba, a decisão para buscar a certificação foi tomada pela direção da Unimed por entender que era condizente com a política de qualidade da instituição. A Farmácia da Unimed de Sorocaba recebeu no último dia 15 de dezembro, a certificação de qualidade ISO série 9001, concedida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini de São Paulo, órgão ligado à Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e reconhecido internacionalmente.
Farmácia da Unimed de Sorocaba - Criada em junho de 2001 a Farmácia da Unimed de Sorocaba tem como finalidade contribuir para que os associados da cooperativa reúnam condições de adquirir os medicamentos prescritos pelos médicos. Instalada na Avenida Antonio Carlos Comitre, a farmácia atende, exclusivamente, os associados da cooperativa. No local, são comercializados medicamentos, produtos correlatos e de higiene e limpeza pessoal a preços reduzidos. O estabelecimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas e, aos sábados, das 8h30 às 18 horas.
De acordo com César Amauri Quibao, farmacêutico responsável pela Farmácia da Unimed de Sorocaba, a decisão para buscar a certificação foi tomada pela direção da Unimed por entender que era condizente com a política de qualidade da instituição. O processo foi iniciado há cerca de um ano e meio. “Foi preciso cumprir diversas etapas”, explica. Entre as fases que levaram à concessão do certificado, a Farmácia da Unimed procedeu a definição, descrição e interfaceamento de todos os processos existentes no estabelecimento, capacitação dos seus 16 colaboradores e adequações referentes às exigências impostas pela norma NBR ISO 9001:2000. “Além disso, monitoramos os processos e medimos o grau de satisfação dos nossos clientes”, detalha César. “Esses mecanismos permitiram a rastreabilidade dos processos e a análise dos indicadores existentes, fotografando sistematicamente o sistema de gestão da qualidade, a fim de buscar a melhoria contínua de seus serviços, preceito básico da norma que impacta diretamente no grau de satisfação dos clientes”, explica.
Fundação Carlos Alberto Vanzolini – Fundada em 31 de março de 1967, por um grupo de professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a fundação é uma entidade que não visa lucro. Uma das atuações da fundação é a concessão de certificados no âmbito das normas NBR ISO 90001/2/3, AVSQ'94 e QS-9000 para Sistemas da Qualidade, NBR ISO 14001 para Sistemas de Gestão Ambiental, OHSAS 18001 para Sistemas de Saúde e Segurança Ocupacional e Normas ONA para a creditação de Organizações de Saúde.
Como resultado desse esforço, a Fundação Vanzolini tornou-se a única entidade brasileira integrada à IQNet -The International Certification Network -, rede composta pelas mais importantes certificadoras de 28 países, o que outorga validade internacional às suas certificações. Foi também, o primeiro organismo de certificação credenciado pelo INMETRO - no Brasil - a conceder certificados do Sistema de Qualidade NBR ISO 9001, 9002 e 9003, dentro do Sistema Brasileiro de Certificação.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa