Início / Notícias

Notícia

30 de Maio de 2019 | 17h34

Executivos dos hospitais Sírio Libanês e Santa Catarina visitam o HMS

Executivos dos hospitais Sírio Libanês e Santa Catarina, ambos de São Paulo, estiveram no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) nos dias 6 e 8 de maio, respectivamente. O objetivo deles era conhecer detalhes dos processos e das operações internas, principalmente aquelas que levaram à conquista do HIMSS 7. Eles foram recebidos pelo presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad; pelo vice-presidente, Paulo Hungaro Neto; pelo diretor técnico, Mário Sergio Moreno; e pelo diretor administrativo, Edson Cumpian Paulossi Júnior.

Até o final de maio, o HMS recebeu 41 visitas: 20 de outras Unimeds, 17 de instituições de saúde, duas de escolas e duas de empresas. Em relação à da equipe do Sírio Libanês, Edson enfatizou que o intercâmbio de experiências permite ampliar o aprendizado em favor da medicina. Quanto à do Santa Catarina, disse: “Como o sistema utilizado é o mesmo que o nosso, foi possível acompanhar os processos e configurações que utilizam e com riqueza de detalhes, no sentido de melhorar os processos das duas instituições”. 

Além dos diretores da Unimed Sorocaba e do HMS, também acompanharam as visitas Maria José Vieira, coordenadora de Contas Hospitalares; João Edison Dib, coordenador de Suprimentos; Luiz Carlos Terciani, gerente de TI; Admilson Luiz da Costa, coordenador da Central de Cadastro e Custos; Alessandro Murat, coordenador de Infraestrutura; Cibele Cipriano Campos, coordenadora de Suprimentos; Fabiola Braatz Ambrosio, coordenadora de Sistemas Hospitalares; e Fernanda Trevisan Maldonado, coordenadora do NIE. 

Sírio Libanês

Vieram ao encontro no HMS Márcia Martiniano de Sousa e Sá e Andréa Rodrigues Chaves – respectivamente, coordenadora do SAME/Epidemiologia e supervisora do SAME. Elas permaneceram por quatro horas no Hospital.

Os objetivos da visita eram saber como foi feita a transição do SAME para a nova realidade paperless; como foi o processo rumo à HIMSS 7 e conhecer o fluxo de digitalização do restante da documentação em papel.

De acordo com Edson Paulossi, a forma pela qual o HMS consegue resolver problemas complexos de maneira simples chamou a atenção das visitantes. “O que chama à atenção, é que instituições com número de leitos muito maior que o nosso estiveram visitando o HMS”, destacou.

Hospital Santa Catarina

Os executivos Bruno Squassina Lee, gerente corporativo do Cadastro; Jeferson Berlande Vicente, gerente corporativo de Contas Médicas; Antonio Carlos Polato de Oliveira e Aline Cristina Trescentti, ambos coordenadores corporativos de Cadastro, passaram cerca de três horas e meia no HMS.  

Nesse período, eles conheceram a forma de cobrança sem papel e seus indicadores, a prescrição médica e de enfermagem sem papel; as áreas atendidas pela Central de Cadastro (forma de chamado e indicadores); o fluxo de atendimento e a forma de autorização de medicamentos e materiais de alto custo, visando, sempre, à HIMSS 7.

Eles se mostraram particularmente interessados nos processos integrados da instituição, na retirada das impressões de prontuários das internações e na gestão de custos disponível online, o que permite aos gestores acompanhar os gastos dos seus setores.


Compartilhe: