Início / Notícias

Notícia

11 de Setembro de 2018 | 10h31

EVB promove curso de hipodermóclise

O Espaço Viver Bem (EVB) da Unimed Sorocaba promoveu um curso sobre hipodermóclise. Outras edições já haviam sido realizadas no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS). 

A proposta desta ação foi capacitar a equipe médica e de enfermagem em situações nas quais a via oral do paciente está indisponível e a via de acesso venosa se encontra fragilizada, impactando no tratamento e na qualidade de vida. 

Participaram do evento médicos e enfermeiros assistenciais do HMS, além de profissionais da assistência domiciliar do programa Mais em Casa. Estes prestadores de serviços vão à residência dos clientes da Cooperativa para atendê-los. Ao todo, 44 profissionais da equipe assistencial da Unimed Sorocaba foram habilitados. 

Conforme explicou a gerente do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Andréia Lima Matos Dalboni, a hipodermóclise consiste na administração de uma grande quantidade de fluidos no espaço subcutâneo, de forma contínua ou intermitente. Esta via apresenta muitas vantagens em relação aos outros métodos de reposição de líquidos.

O curso foi ministrado pela enfermeira estomaterapeuta Renata Ferrari, do corpo de profissionais da empresa ELLU Brasil. Andréia também ressaltou que, devido ao envelhecimento populacional, o aumento no número de doenças crônicas incapacitantes é diretamente proporcional ao de beneficiários atendidos em domicílio. 

“Com este contexto epidemiológico, espera-se que até 70% dos pacientes em fase final de vida necessitarão de uma via alternativa para administração de fármacos – seja por redução do nível de consciência ou por intolerância a altas doses de opioides por via oral”, observou.

“Diante desse quadro, o intuito foi capacitar as equipes para que ofereçam uma via alternativa”, complementou. “O processo de educação continuada é contínuo e, com esta capacitação, podemos oferecer aos nossos beneficiários os cuidados necessários para uma assistência humanizada”, finalizou. 


Compartilhe: