O Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) já se encontra instalado em novo endereço, na Avenida Brasil, 1.146, Trujillo. Ali também funciona o Espaço Viver Bem, com seus diversos programas, incluindo o Dr. Saudável e aqueles focados na prevenção primária (leia relação completa logo abaixo). Como se trata de uma área maior que a ocupada anteriormente (e a poucos metros do terreno que a Unimed Sorocaba já possui nessa avenida), o local abrigará os projetos da Atenção Primária à Saúde, um dos focos estratégicos da Operadora, que visa a um novo modelo assistencial.
Assim, essa movimentação vai além de uma simples mudança de endereço. Ela tem fundamentos na crescente e inquestionável complexidade que envolve a área da saúde. Esta é caracterizada, principalmente, pela mudança do perfil demográfico e epidemiológico. “Trata-se de um passo importante da Operadora rumo à sustentabilidade, a um modelo assistencial diferente e em sintonia com o existente nos países mais desenvolvidos”, define Paulo Hungaro Neto, vice-presidente da Unimed Sorocaba.
O NAIS, como modelo de saúde, foi idealizado com base no conceito de Atenção Primária em Saúde e incorpora os cuidados assistenciais de forma coordenada e abrangente - que fortalecem as ações dos programas que já eram oferecidos pelo Espaço Viver Bem -, como:
• Acesso e primeiro contato: oferece facilidade de acesso ao sistema de saúde e primeiro contato resolutivo.
• Longitudinalidade: mantém a continuidade do cuidado ao longo da vida, a partir de uma relação interpessoal intensa e duradoura, que expressa a confiança mútua entre os usuários e os profissionais de saúde.
• Integralidade: calcado nas ações e no cuidado, amplia a abrangência e capacidade de resolução dos serviços disponíveis na atenção primária, em diferentes áreas e nas diversas situações de contato.
• Coordenação da atenção: é a gestão do cuidado, de forma ordenada e oportuna, sob orientação do mesmo profissional e pela mesma equipe, além do reconhecimento de problemas abordados em outros serviços e a integração desse cuidado nos diferentes níveis da atenção à saúde.
Esta iniciativa está centrada num novo conceito em saúde, quebrando, assim, o paradigma hospitalocêntrico. Ele foca no cuidado, revertendo a doença e visando à melhora da saúde das pessoas. As experiências e os resultados precedentes são excelentes, dentro e fora do Brasil. Sua implementação se dará a partir do segundo semestre deste ano.
A unidade do NAIS incorporará os programas desenvolvidos atualmente pelo Espaço Viver Bem e pelo Serviço Domiciliar (Programa Mais em Casa). Este último vem contribuindo decisivamente no processo de desospitalização, dando continuidade ao tratamento em ambiente domiciliar, com atendimentos realizados por equipe multidisciplinar, terapias de reabilitação, antibioticoterapia e internação domiciliar em casos complexos, mediante avaliação de elegibilidade pela equipe em serviço.
O NAIS também contemplará outros serviços que serão desenvolvidos, como as salas de vacinação, medicação, curativos e reabilitação neurológica. Eles serão alinhados aos objetivos estratégicos da Cooperativa: promover qualidade de vida por meio da atenção integral à saúde.
O novo espaço do NAIS conta com 1.200 metros quadrados de área total, sendo metade destinada às instalações físicas. Lá, continuarão a ser oferecidas as atividades de apoio e os programas já existentes (para clientes diretos e do intercâmbio), os quais contribuem para a melhoria da qualidade de vida e dos resultados do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS). São eles:
• Tele Saúde: realiza o gerenciamento de doenças crônicas por meio do telemonitoramento, fornecendo orientações preventivas.
• Tabagismo Viva Bem: promove ações educativas por meio de reuniões em grupos e telemonitoramento aos beneficiários fumantes, visando às mudanças de hábitos e, consequentemente, ao abandono do tabagismo.
• Acompanhamento e orientação para cirurgia da obesidade mórbida: avalia, direciona e monitora beneficiários com obesidade mórbida, que recebem indicação para a cirurgia, facilitando a compreensão dos aspectos pré e pós-operatórios e esclarecendo sobre as alterações que possam acontecer.
• Espaço Diabetes: monitora pacientes com alterações de glicemia, desenvolvendo oficinas e atividades em grupo sobre cuidados com os pés, reeducação alimentar, saúde bucal e complicações oculares.
• Programa Vida Plena - Saúde do Idoso: integra os beneficiários por meio de atividades físicas, tais como alongamento, relaxamento, dança, musculação e ações que buscam melhorar a qualidade de vida. Gerencia os beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos por telemonitoramento ou assistência domiciliar, conforme estratificação e plano de cuidados.
• Projeto Parto Adequado: esta ação visa à prática de modelos inovadores de atenção ao parto, capazes de promover a melhor qualidade do cuidado e segurança da mulher e do bebê. O objetivo é incentivar o parto vaginal e reduzir a ocorrência de cesarianas desnecessárias.
• Curso de Gestante: oferece orientações teóricas e práticas aos casais sobre gravidez, parto, pós-parto e amamentação, além de exercitar os cuidados com o recém-nascido. O casal poderá, mediante agendamento, realizar uma visita ao Hospital Dr. Miguel Soeiro, a fim de conhecer e garantir acomodações assistenciais na hora do parto.
• Espaço Mama Bebê: oferece suporte à mãe e ao bebê no processo da amamentação, buscando promover o aleitamento materno por, no mínimo, seis meses. É pertinente enfatizar a importância do aleitamento materno, o qual fornece nutrientes para o desenvolvimento cerebral e combate infecções.
• Nascer Bem: oferece, para gestantes em situação de alto risco, um acompanhamento ambulatorial com obstetras participantes do grupo e monitoramento remoto pelo aplicativo até o final do puerpério.
• Roda de Conversa: objetiva empoderar as usuárias gestantes, realizando discussões sobre a gestação e fornecendo informações sobre o parto, para que se sintam mais seguras para o momento do parto.
• Saúde Digital: fornece orientações preventivas aos clientes, incentivando o autocontrole, para promover a melhora da qualidade de vida por meio de aplicativo de saúde.
• Orientação para planejamento familiar cirúrgico: oferece palestras voltadas aos clientes da Unimed (de todo o Brasil) que desejam realizar as cirurgias de laqueadura ou vasectomia.
• Apoio à campanha de vacina: administra vacinas contra a gripe para cooperados, colaboradores, dependentes e pacientes crônicos que participam das atividades desenvolvidas no Núcleo.
• Programa Dr. Saudável: objetiva conscientizar os médicos cooperados sobre a importância dos exames preventivos anuais, buscando a melhora da saúde e da qualidade de vida dos membros da Cooperativa e, assim, classificar os que apresentam características da síndrome metabólica, prevenindo as doenças cardiovasculares.
• Programa Mural Educativo - Dicas de Saúde: desenvolve cartazes com orientações sobre assuntos relacionados à saúde. Os mesmos são disponibilizados no site do Espaço Viver Bem.
• Orientações para Cuidadores de Idosos: busca ações para contribuir na sociedade, com orientações em saúde, especialmente para pessoas com perfil de cuidador, para que possam auxiliar nos cuidados de vida do cotidiano e agregar valores na qualidade de vida da população idosa com algum nível de fragilidade. Tem inscrições abertas à comunidade.
• Aula de tecnologia para idosos: fornece orientações para beneficiários idosos e da comunidade sobre a utilização do aparelho celular.
• Projeto Girassol: desenvolve ações para integração e socialização dos beneficiários idosos que participam das atividades do Espaço Viver Bem. São realizadas doações de mantimentos e brinquedos para instituições filantrópicas. Também são desenvolvidas atividades de artesanato, coral e cinema.
• Saúde em Dia: trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas para dar atenção à saúde do trabalhador, promovendo cuidados para uma vida saudável e prevenção de doenças que possam impactar negativamente na saúde destes indivíduos. São realizadas as orientações para realização de exames preventivos de mamografia, Papanicolau, sangue oculto nas fezes e outros.
• Serviço de Atendimento Domiciliar Unimed Sorocaba
Mais em Casa: disponibiliza atendimento assistencial em domicílio a pacientes com incapacidades funcionais para se dirigir ao consultório ou às redes credenciadas. A classificação dar-se-á por meio de protocolos que direcionem o atendimento de acordo com a complexidade terapêutica.
Assistência domiciliar: alternativa ao atendimento ambulatorial, indicada para pacientes que não necessitam mais de hospitalização, mas sim de visitas ou procedimentos periódicos, tais como medicação endovenosa, curativos e oxigenoterapia.
Internação domiciliar: atendimento prestado em domicílio, em substituição ou alternativo à hospitalização, no caso de quadros clínicos mais complexos e que necessitem de equipamentos, tais como ventilação mecânica e/ou uma equipe multidisciplinar técnica especializada.