16 de Março de 2010 | 00h00
Aulas de pintura passam a ser a nova atividade extracurricular oferecida aos alunos da primeira a quarta série da Escola Estadual Professor José Osório Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba há seis anos.
As oficinas serão ministradas por profissionais da Associação Cultural Pintura Solidária, todas as quintas e sextas-feiras na própria escola, localizada à Rua Terêncio Costa Dias, 561 e coordenadas pelo departamento de responsabilidade Socioambiental da Unimed.
Para a diretora da escola, Magali Monticelli, a oportunidade de aliar a pintura e a arte na educação das crianças é positiva, pois auxilia no desempenho escolar e na educação dos alunos, contribuindo com a disciplina, coordenação e concentração. “É uma ótima oportunidade de trazer para dentro da escola um contato maior com a cultura e arte”, explica a diretora.
Segundo a arte-educadora, Daiane Rodrigues de Oliveira, as aulas de pintura podem auxiliar, também, para desenvolver a imaginação das crianças, pois além de ser um momento de lazer é possível criar. “Aqui não trabalhamos com regras ou limites, ou seja, se a criança quiser pintar uma maçã de azul ela pode fazê-lo, pois não precisa seguir padrões pré-estabelecidos. Dou asas para a criatividade delas”, esclarece.
Além das cores e das possibilidades de criar, na hora da aula tudo se transforma. “É impressionante a dedicação dos alunos, é nessa hora que até os menos disciplinados ficam calmos e concentrados no que estão fazendo”, declara a diretora da escola.
Porém, não são apenas as crianças que saem beneficiadas. Quem ensina também adquire experiências gratificantes e únicas. “Na primeira vez que ministrei a oficina aqui na escola, um garoto da terceira série me disse que eu o estava ajudando a realizar o sonho da vida dele, que era pintar um quadro”, conta a arte-educadora.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa