29 de Junho de 2012 | 00h00
Concentração, disciplina e muito silêncio. Por se tratar de uma época de extrema agitação, é difícil imaginar que crianças de 8 a 10 anos consigam essas proezas.
Mas os alunos da Escola Estadual “Professor José Osório Campos Maia e Almeida”, adotada pela Unimed Sorocaba, provaram que não apenas é possível, como também prazeroso, manter-se em quietude enquanto praticam um dos jogos mais antigos da história: o xadrez. Com o objetivo de estimular a prática, a escola promoveu no último dia 27/6 um torneio interno que mobilizou cerca de 30 estudantes.
“Nossa ideia é incentivá-los a praticar ainda mais o xadrez dentro e fora da escola. A atividade auxilia a criar mecanismos para a solução de problemas. Por meio do xadrez é possível, ainda, trabalhar com uma rica interdisciplinaridade, pois utilizamos matemática, geografia, história, entre outras disciplinas”, explicou Wilson Zorob de Moraes, professor e presidente do Xadrez Clube de Sorocaba.
Zorob afirma, ainda, que o objetivo não é promover a disputa entre os alunos – pelo contrário, é ensiná-los a lidar com a derrota e utilizá-la como ferramenta de aprendizagem.
Para a aluna Jenifer Mendes, de 9 anos, participar do torneio foi uma forma de avaliar o próprio desempenho. Ela explica que a mínima falta de atenção pode por em risco todo o resultado do jogo. “Não podemos conversar, nem olhar para o lado, pois qualquer detalhe pode nos deixar nervosos ou ansiosos e isso reflete no final”, disse.
Assim como Jenifer, a estudante Ellen Alves pontua algumas características do xadrez. “Por exigir nossa atenção, o jogo nos deixa mais calmos e concentrados. Sequer percebemos as horas passarem. Adoro jogar”, afirmou.
Ao final do torneio, todos os participantes foram premiados com medalhas.
O projeto Xadrez foi implantado há três anos pela Unimed Sorocaba e pelo Xadrez Clube de Sorocaba a fim de contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. As aulas são ministradas semanalmente e já fazem parte da grade curricular da escola.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa