23 de Abril de 2010 | 00h00
Programa desenvolvido pela Unimed Sorocaba em escola estadual
A Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, “adotada” pela Unimed Sorocaba em 2005, praticamente dobrou sua pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) entre 2007 e 2009, passando de 2,51 para 4,85, segundo dados do governo estadual.
O IDESP é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas e que seve de base para a apuração do indicador, consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. De acordo com o governo do Estado de São Paulo, o índice tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
“Isto representa um avanço altamente significativo que, segundo relatos das professoras e da diretora da escola, Magali Monticelli, se deve em grande parte à atuação da Unimed na escola”, relata Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba (RSA), que é o setor incumbido de planejar, fomentar e realizar as ações e os projetos desenvolvidos na escola em parceria com o comitê de responsabilidade social do Hospital Unimed.
Segundo Patrícia, algumas atividades implantadas neste ano, como as aulas de pintura e xadrez, já revelam sinais claros de eficácia, sobretudo em crianças com hiperatividade e déficit de atenção.
No último dia 9, essas ações e os planos que o RSA pretende desenvolver junto à escola foram discutidos na reunião do Conselho Escolar, formado por pais, professores e pela diretora da instituição de ensino. Na ocasião, também estiveram presentes os doutores Rodolfo Pinto Machado de Araujo e Fernando Carvalho e Silva, respectivamente diretor presidente e de mercado da Unimed Sorocaba; Lenira Swain Müller, diretora administrativa do Hospital Unimed de Sorocaba e Patrícia Bezerra da Silva.
Alguns pais fizeram relatos dos benefícios que seus filhos estão tendo com a participação da Unimed Sorocaba junto à escola. Durante a reunião foram revelados projetos que o RSA desenvolve voltados a ampliar as atividades extracurriculares, reformular a área de lazer, substituir as mesas do refeitório, além de manter as atividades festivas e o mutirão da saúde, com palestras ministradas pela equipe multidisciplinar da Unimed Sorocaba.
“Resolvemos adotar a escola com o objetivo de tornar esta a melhor escola pública da cidade”, explicou o doutor Rodolfo aos presentes à reunião do conselho. “Isso, para nós da Unimed Sorocaba, é um sonho, pois nunca podemos deixar de sonhar”, completou.
Ao ser “adotada” pela Unimed Sorocaba, a Escola Professor José Osório de Campos Maia e Almeida tinha, aproximadamente, 50 alunos. Atualmente, são 183 estudantes divididos nos turnos da manhã e da tarde.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa