Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue - 25 de Novembro
Nossa Saúde :: 21/8/2003 :: 09:06:40 Instituído em junho de 1964, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, é a data especial para homenagear a todos os heróis anônimos que, num gesto simples, mas nobre, salvam vidas.
Apesar da doação ser imprescindível para a sobrevivência de milhares de pessoas, o número de voluntários é inferior à demanda para os serviços de Hematologia dos hospitais de todo o País.
Na época da 2ª Guerra Mundial, doador e receptor ficavam próximos e suas veias eram ligadas através de um tubo. Atualmente, foram desenvolvidos métodos modernos de processamento do sangue, conservação, tipagem e pesquisa, tornando todo o processo mais seguro, menos próximo, mas igualmente importante.
No Brasil, menos de 1% da população doa sangue, e a maioria é de homens com menos de 30 anos, doando apenas em casos de necessidade de parentes. Esses dados representam um volume 10 vezes menor do que na maioria dos países europeus. Entenda a doação e seja solidário:
O QUE É O SANGUE?
É um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças o sangue também é sintetizado nos ossos longos, como o fêmur.
A classificação é pelo sistema ABO, e a incidência destes grupos varia de acordo com a raça, pois trata-se de um fator hereditário. O portador do tipo de sangue "O" negativo é considerado doador universal, mas no caso de transfusão, o ideal é que o doador e receptor tenham o mesmo tipo de sangue.
O PROCESSO É SEGURO?
1) Todos os equipamentos e materiais são descartáveis e esterilizados.
2) Todo procedimento de doação é supervisionado por um profissional médico.
3) A coleta é realizada por técnicos treinados e capacitados.
4) O local deve estar limpo e confortável.
5) Todos os locais de coleta devem estar cadastrados junto à Vigilância Sanitária.
COMO FUNCIONA?
Retira-se o sangue de uma veia do braço através de uma agulha descartável, sendo armazenado em uma bolsa de plástico, especialmente apropriada. Então, o material é testado para identificar doenças como Sífilis, Aids, Hepatite e Doença de Chagas. Os testes realizados no Brasil são os mesmos que se fazem nos países mais desenvolvidos. Sua manipulação e conservação seguem padrões de controle internacionais.
Se alguma delas for constatada, o sangue é desprezado e o resultado dos exames fica disponível, com sigilo, para o doador. O processo todo de doação não passa de uma hora e vinte minutos. A quantidade retirada é menos de 10% do total de sangue do corpo humano (400 ml em média), e é logo reposta pelo organismo, desde que o doador goze de boas condições de saúde.
Hoje em dia, já é possível a doação apenas das plaquetas, que são as células do sangue que ajudam a conter sangramentos, por isso, fundamentais no tratamento de pessoas com leucemia e outros tipos de câncer.
CUIDADOS:
1) Não doe sangue em jejum.
2) Ingira alimentos leves e doe sangue 3 horas após o almoço, ou 1 hora após um lanche.
3) Durma pelo menos 6 horas na noite anterior.
4) Mantenha o curativo por 4 horas.
5) Não tome bebida alcoólica neste dia.
6) Tome bastante líquido.
7) Evite esforços físicos intensos por 24 horas.
8) Se quiser fumar, apenas 2 horas depois da doação.
9) A lei garante folga do trabalho no dia da doação.
QUEM PODE DOAR SANGUE?
1) Pessoas em boas condições de saúde.
2) Com idade entre 18 e 60 anos.
3) Com peso igual ou superior a 50kg.
Respeitadas essas condições, a doação pode ser repetida até 4 vezes por ano, com intervalo de 90 dias para as mulheres e de 60 dias para os homens. Eventualmente alguns doadores podem apresentar reações como: Quedas de Pressão/Tonturas, Hematomas, Náusea e Vômitos.
É bem provável que, neste exato momento, alguém esteja precisando receber uma transfusão de sangue. O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue. Seja um doador! Para mais informações ligue 0800-550300 (Fundação Pró-Sangue).
Todas as matérias são aprovadas pelo Coordenador de Conteúdo do Portal Unimeds.