Início / Notícias

Notícia

10 de Maio de 2021 | 08h32

Dia internacional da Enfermagem - Empatia e compaixão são valores essenciais para o profissional da enfermagem

Celebrado em 12 de maio, o Dia Internacional da Enfermagem coloca em evidência um dos principais personagens da pandemia: o enfermeiro. Segundo o gerente de enfermagem do Hospital Dr. Miguel Soeiro (Unimed Sorocaba), Carlos Evandro Rodrigues, a principal orientação para quem deseja ingressar na profissão é ter empatia e compaixão pelo próximo. “Se a pessoa tiver essas características, ingressará com sucesso.”

De acordo com Carlos, que atua na área há 22 anos, a Covid-19 fez a população mudar alguns conceitos. “A importância dos cuidados de enfermagem durante a pandemia e, consequentemente, a valorização de nossa profissão, ficaram evidenciadas mundialmente”, destaca.

A pandemia trouxe muitos desafios à enfermagem. Um deles, conforme relata o gerente do Hospital Dr. Miguel Soeiro, foi a necessidade dos seus profissionais terem que se distanciar fisicamente das suas famílias, pois eles são altamente expostos ao risco de contágio durante os tratamentos dos pacientes. “Além de proteger quem a gente ama, tem sido fundamental manter o controle emocional, para transmitirmos segurança aos pacientes e seus familiares”, pondera Carlos.

A tendência é que a enfermagem passe a ser ainda mais valorizada, mas, diferentemente da medicina, por exemplo, a tecnologia não terá impacto significativo. “No momento em que estamos cuidando de um paciente, transmitimos a ele atenção, carinho, afeto e segurança. Essas ações não podem ser substituídas por máquinas”, afirma. 

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: