Início / Notícias

Notícia

9 de Julho de 2019 | 15h58

Dia do Cooperativismo é celebrado pela Unimed Sorocaba, em parceria com a Cogem e Sicoob

O Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado pela Unimed Sorocaba no sábado, 29 de junho, no Clube Atlético Barcelona. A atividade foi desenvolvida em parceria com a cooperativa de crédito Cogem e com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) - denominada Dia C (Dia do Cooperativismo) - e envolvendo as crianças que participam do programa socioesportivo Barça-Unimed e seus pais.
 
A Cogem e o Sicoob trouxeram o especialista em finanças Affonso Gentile para duas palestras: uma com os pais e a outra, com as crianças. O tema central foi a educação financeira, o que se desmembrou em economia doméstica, consumo consciente e equilíbrio financeiro das famílias.
 
No início das palestras aos adultos, Affonso apresentou alguns dados que revelam como a educação financeira é falha no Brasil. “Em cada dez pessoas, três possuem carnês vencidos em lojas do varejo; sete não poupam sequer um real por mês e nem controlam seus cartões de crédito e oito têm dívidas no cheque especial e gastam mais do que ganham”, enumerou.
 
Para não aumentarem essa estatística, ele indicou aos participantes montar e controlar minuciosamente um orçamento doméstico familiar, separar o que é necessidade ou desejo na hora de comprar qualquer bem e ter muita cautela com linhas de crédito e falsas promoções.
 
“Uma saúde financeira ruim atrapalha os sonhos das pessoas”, alertou Affonso. E, quando acende o sinal vermelho numa família, todos devem discutir o orçamento, inclusive as crianças e demais pessoas que convivem na residência. “Dinheiro também é assunto de criança – não da forma como normalmente é tratado, porém, elas precisam aprender a gastar corretamente, poupar e realizar sonhos.”
 
Miguel ainda chamou a atenção dos presentes sobre os pequenos gastos, como com salgadinhos e cafezinhos fora de casa. “É fundamental conhecer sua própria realidade financeira, saber quanto dinheiro entra e para onde ele está indo”, enfatizou.
 
As crianças também foram envolvidas na atividade porque, de acordo com o especialista financeiro, devem aprender a utilizar o dinheiro com inteligência. Isto deve ser ensinado pelos pais e, nas escolas, pelos educadores. Durante a conversa com elas, foi proposto um quiz sobre o tema. A maioria acertou todas as perguntas. Na sequência, foi feito sorteio de brindes oferecidos pela Unimed Sorocaba.


Compartilhe: