27 de Outubro de 2010 | 00h00
Médico, militar e escritor, José Feliciano Delfino Filho (o Zezo) foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene realizada em 20 de outubro.
À primeira vista, o coordenador do setor de Emergência do Hospital Unimed de Sorocaba, José Feliciano Delfino Filho – ou Zezo, como é mais conhecido – é um profissional como vários outros do quadro da cooperativa médica sorocabana. O que nem todos sabem é que esse competente, solícito e dedicado médico é um renomado autor de esquetes e textos para programas humorísticos da televisão brasileira.
Recentemente, o médico lançou na bienal do livro de São Paulo a obra John Lenon Esteve Aqui Ontem à Noite!, escrito em parceria com Juacir dos Santos Alves (Jota). Os autores explicam no prefácio da obra que esse John Lennon é um alter-ego. “Um sujeito de uns trinta e poucos anos, que por não ter mais identidade neste mundo, assumiu uma emprestada. De tanto passar a vida consumindo ídolos, resolveu apropriar-se daquilo que se apropriara dele durante toda a sua vida medíocre. Esse John é um maluco, um mosaico de personalidades, de
conceitos, de lugares comuns, de gente comum, que não podendo ser nada, sobrevive nos seus ídolos. Veste-se. Fala. Vive como outra pessoa, alguém que, ele imagina, fez o que queria da vida e simplesmente não se submeteu a ela”. A obra também está disponível na internet, onde já registrou mais de 400 mil acessos.
Por suas qualidades pessoais e profissionais, José Delfino e Juacir Alves (representado por seu filho André) foram homenageados pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene realizada na noite de 20 de outubro. Autoridades civis e militares, assim como familiares e amigos dos homenageados compareceram ao evento que foi seguido por uma sessão de autógrafos e coquetel.
O presidente da Unimed Sorocaba, doutor Rodolfo Pinto Machado de Araujo, não pôde comparecer devido a compromissos previamente agendados, mas enviou ofício à câmara, justificando sua ausência e parabenizando a iniciativa do legislativo em homenagear seu colega de profissão. Na ocasião, a doutora Vera Escobar Archilla, conselheira administrativa da Unimed Sorocaba, representou a cooperativa médica e ocupou a mesa-diretora da sessão, ao lado da capitã da Polícia Militar, Eunice Godinho; do promotor da vara da infância e juventude, Antonio Farto Neto e do presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, José Belotti.
A propositura da homenagem, aprovada por unanimidade pela câmara, foi do vereador Rozendo de Oliveira. “Zezo é um dos melhores autores de humor do país, carreira que começou em 1986 e é marcada pelo sucesso, o que muito orgulha esta cidade”, destacou Rozendo. Ao falar aos presentes, o médico, autor e militar contou que essas três áreas, aparentemente distintas entre si, muito lhe ensinaram. “Na medicina aprendi a cuidar da vida, da alma humana; na polícia militar, a cuidar da sociedade e na literatura, que o caminho mais fácil para viajar está nas palavras, no papel. Reconheceu a ajuda que recebeu de vários amigos durante sua carreira, o apoio da família e emocionou-se ao agradecer seus pais. “O escritor se comunica pelo pensamento que coloca em sua obra”, disse. “É preciso amar as palavras e sentir sua profundidade. Nossa pátria é nossa língua”.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa