2 de Abril de 2014 | 00h00
A especialista em radiologia e diagnóstico por imagem e cooperada da Unimed Sorocaba, Mônica Oliveira Bernardo, participa do European Congress of Radiology (Congresso Europeu de Radiologia).
Expondo um pôster eletrônico, por um ano, no site: http://ecr.myesr.org, o tema do trabalho apresentado foi a campanha de Proteção radiológica, já instalada na Unimed Sorocaba. O objetivo é mostrar que a redução da dose de radiação em crianças submetidas a tomografia computadorizada não traz prejuízos para o diagnóstico. Por esse motivo, a necessidade da educação continuada que promove a radioproteção é necessária. “Esse é um reconhecimento que estamos no caminho certo, além do orgulho de mostrarmos o trabalho desenvolvido no hospital”, disse Mônica Bernardo. “Agradeço à diretoria da cooperativa, que deixou o projeto acontecer e que mantém o apoio à nossa iniciativa”, acrescenta.
Segundo a especialista, na sociedade europeia de radiologia onde a redução já é uma realidade, tem um protocolo diferenciado. “Existe um selo de qualidade usado pelas instituições de saúde para mostrar que seguem as regras e apoiam a implantação”, explica.
Atualmente, na Unimed Sorocaba, os avançados equipamentos digitais permitem adequar as doses de radiação dos exames de imagem. Além disso, é possível arquivar os dados dos pacientes para as avaliações médicas. “Hoje, a distância, os especialistas conseguem visualizar os resultados dos seus pacientes, tudo por meio de um software, com a garantia de um diagnóstico seguro”, afirma. “A campanha tem sido muito bem aceita pelos clientes da cooperativa”, ressalta. “As mães adotaram a carteirinha como um documento e as equipes técnicas se conscientizaram do cuidado que devemos ter.”
De acordo Mônica Bernardo, a redução das doses radioativas chega a 50%, nos procedimentos de tomografia de crânio, sem perder a qualidade de diagnóstico. “Tudo foi aprovado pela equipe e coordenação de radiologia”, informa. Em outros exames, a redução das doses de radiação foi de 30%.
Além desse congresso, em abril, a doutora também apresentará sua pesquisa no Congresso da Sociedade Canadense de Radiologia.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa