Início / Notícias

Notícia

8 de Julho de 2019 | 12h14

Consumo consciente também é uma forma de cooperar

O cooperativismo é formado por sete princípios: adesão voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade. 

Se você parar e refletir – inclusive, caso possa ler mais sobre o tema, será ótimo –, esses eixos se desmembram de tal forma que, de modo geral, abrangem quase todo o espectro da cidadania e economia, num modelo muito mais justo, igualitário e democrático de convivência do que temos na sociedade tradicional.

Pensando nisso, o Departamento de Comunicação e Marketing coordenou a Feira de Trocas, realizada nos dias 3 e 5 de julho. A intenção era celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo (6 de julho), mas seu objetivo, segundo Simone Ramiro, coordenadora dessa área, era mostrar como o consumo consciente é possível e que não é necessário possuir dinheiro, em sua forma convencional, para adquirir bens ou serviços. “As trocas são uma possibilidade e, por essa via, a cooperação entre os cidadãos também é um caminho válido para o consumo consciente”, explicou. 

A Feira de Trocas funcionou da seguinte maneira: nos dias 2 e 4 de julho, os colaboradores entregaram produtos para serem oferecidos futuramente. Em troca, receberam “verdinhas”, uma espécie de moeda especialmente criada para essa ação, na quantidade equivalente ao valor estimado de cada item entregue. Finalmente, nos dias 3 e 5, o evento aconteceu. O saldo final foi um sucesso. 

A Unimed Sorocaba doou à Creche Maria Claro os demais itens que não foram trocados. Esta instituição trabalha com crianças e adolescentes com deficiências múltiplas e oferece gratuitamente serviços educacionais e terapêuticos; alimentação, transporte, fraldas e medicamentos; além de elaborar uma dieta específica para os atendidos com gastrostomia (alimentação por sonda) e distúrbios gastrointestinais.



Compartilhe: