17 de Março de 2008 | 00h00
O Centro de Estudos da Unimed Sorocaba (Ceus) promoveu durante este final de semana, dias 15 e 16, o workshop “Ventilação pulmonar mecânica em Pediatria e Neonatologia”
Ministrado por um grupo de especialistas ligados ao Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. O programa é desenvolvido em regime de imersão e foi encerrado na noite de domingo e é considerado um dos mais avançados do país nesta área.
Segundo a pediatra e neonatologista Sueli Paiva Bulle Oliveira, cooperada da Unimed Sorocaba e uma das organizadoras do evento, o workshop representa uma importante capacitação e atualização para o grupo de 48 médicos participantes. “Este aprimoramento se refletirá na qualidade do atendimento aos clientes e numa melhor assistência às crianças”, disse.
A iniciativa do Ceus em trazer este workshop para Sorocaba é inédita. Até então, os profissionais que quisessem participar de um programa como este tinha que se deslocar até os grandes hospitais de São Paulo ou de outras capitais. “O programa que realizaremos aqui na cidade é altamente especializado e terá como objetivo o aprimoramento das técnicas respiratórias mecânicas em crianças e recém-nascidos”, explica o dr. Carlos Alberto Caniello, coordenador do Ceus e diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba.
Na abertura do evento, o presidente da Unimed Sorocaba, Rodolfo Pinto Machado de Araujo, destacou o papel do Ceus para a capacitação dos médicos cooperados. “Este Centro de Estudos se prima pela qualidade dos profissionais que desenvolvem seus programas. Hoje, por exemplo, temos a nata da pediatria nacional aqui presente”. Ele citou, ainda, que as ações desenvolvidas pelo Ceus são integralmente custeadas pela cooperativa que dirige e não recebem patrocínio de nenhuma indústria farmacêutica ou qualquer outra empresa.
Segundo um dos docentes, o dr. Eduardo Juan Troster, coordenador do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos palestrantes do workshop, o grupo liderado por ele já ministrou cerca de 30 cursos como este, na cidade de São Paulo e em outras capitais e grandes cidades brasileiras. Fisiologicamente, o aparelho respiratório das crianças é diferente do dos adultos. “A insuficiência respiratória, que é a troca gasosa inadequada no pulmão, é a causa mais comum de internação de crianças em Unidades de Terapia Intensiva, pediátricas e neonatais”, explicou.
Atuam como docentes no workshop a dra. Katiaci Araujo, mestre em Pediatria pela UFSP, coordenadora médica do Serviço de Neonatologia do Hospital Aliança – SAA-Ba, e dos pediatras da Sala de Parto e Alojamento Conjunto da Maternidade de referência do Estado da Bahia; dr. Felipe de Souza Rossi, mestre em Pediatria pela FMUSP e neonatologista do Hospital Israelita Albert Einstein; dr. Eduardo Juan Troster, coordenador do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein; e dra. Lucília Santana Faria, mestre em Pediatria pela USP, médica-chefe da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Sírio Libanês, médica-assistente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Mais informações à Imprensa:
Unimed – Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa