19 de Junho de 2015 | 00h00
Em 2010, os tabuleiros com casinhas claras e escuras e as desconhecidas peças com cara de cavalo ou coroa de rei passaram a fazer parte da rotina dos cerca de 300 alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba desde 2004.
No ano seguinte, foi a vez de introduzir os movimentos em L e o pensamento estratégico no programa socioesportivo Barça-Unimed, com a difícil missão de ganhar a atenção dos garotos apaixonados pelo futebol. Cinco anos depois, a certeza de uma jogada de mestre da Unimed Sorocaba, com direito a xeque-mate na falta de concentração dos alunos e a uma tabelinha de sucesso com o futebol.
A prática trouxe diversos benefícios para os alunos da Escola José Osório. Além do ganho na concentração, eles apresentaram expressiva melhora no aprendizado de matemática, conquistando, inclusive, o segundo lugar na Olimpíada da disciplina no município. Os professores atribuíram os bons resultados ao raciocínio estimulado durante as aulas de xadrez. “É uma escola diferenciada, pois as outras da rede estadual da cidade não possuem o ensino deste esporte”, disse Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da Unimed Sorocaba.
No Barça-Unimed, 20% das crianças praticam, voluntariamente, a atividade. “O professor precisa ser muito carismático para conquistá-los. Com esta idade eles só querem saber de bola. Este é um número bastante positivo, muito além das expectativas”, complementou Patrícia.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa – Henrique Affonso
(15) 3202-3515
henrique@szscomunicacao.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa