Início / Notícias

Notícia

16 de Novembro de 2016 | 00h00

Assistidos pelo programa Barça-Unimed participam do Mutirão da Saúde

No dia 22 de outubro, os integrantes do programa socioesportivo Barça-Unimed participaram do Mutirão da Saúde, realizado pela Unimed Sorocaba em parceria com estudantes e residentes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Na ocasião, as crianças passaram por avaliações clínicas de pediatria, cardiologia e oftalmologia e receberam doses de vermífugo.

Para o superintendente da cooperativa médica, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, esta foi mais uma forma de proporcionar saúde à comunidade. A parceria com a FCMS foi de suma importância, devido ao seu empenho e comprometimento. “Foi uma ação fantástica. A Unimed se preocupa com o bem-estar da população e dos seus usuários”, garantiu. “O Barça-Unimed é um programa social. Esta iniciativa complementou sua proposta, pois foi, especificamente, voltada à saúde dos jovens.”

Segundo a gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade, Patrícia Bezerra da Silva, este foi o terceiro ano consecutivo em que o mutirão foi promovido no Barça-Unimed. “Trata-se de exercer nosso papel social na área da saúde”, destacou. “Mesmo quem não era cadastrado no programa pôde passar por avaliação. Com isso, foram atendidos cerca de 80 jovens, de um a treze anos. Demos esta oportunidade às mães que não tinham com quem deixar o filho mais novo.”

Os atendimentos foram conduzidos pelos alunos da Liga de Pediatria e Oftalmologia da FCMS e fizeram parte do projeto ABC (Amor, Bondade e Caridade). “Analisamos as crianças do ponto de vista esportivo e verificamos sua saúde e seu preparo para os exercícios físicos”, explicou a professora e coordenadora da Liga, Izilda das Eiras Tâmega. “Nesta campanha, os universitários aprenderam a examinar e como funciona a relação entre médico e paciente.” 

Quando necessário o encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde, era fornecida a Guia de Referência. “Assim, as famílias já poderiam dar continuidade ao tratamento”, afirmou Patrícia.

De acordo com a presidente da Liga de Pediatria e Oftalmologia, Bárbara Saragiotto, este é o maior evento do qual os estudantes participam. “É uma ação com grande impacto para a região atendida. Para nós, é gratificante. Sentimos que fazemos a diferença ao colocar em prática o que aprendemos em sala de aula.”

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: