22 de Julho de 2009 | 00h00
A endocrinologista pediátrica, Andréa Correa da Silva, proferiu palestra no último dia 16 de julho, no auditório do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba.
O tema da apresentação foi sobre o desenvolvimento fisiológico dos jovens durante a adolescência. “A sociedade não encara o adolescente nem como criança nem como adulto”, disse, logo no início de sua apresentação.
Durante cerca de uma hora, a especialista abordou diversos temas como acne, alimentação e, principalmente, sobre o desenvolvimento corporal, mas fez um alerta: “Cada indivíduo é único e tem suas próprias características”, ressaltou. Com isso, a palestrante deixou claro aos presentes que as médias apresentadas ali não deveriam ser encaradas como marcas inflexíveis. “O desenvolvimento varia em função de diversos aspectos como genética e raça, por exemplo”.
Feito o alerta, a doutora Andréa apresentou vários pontos interessantes para ajudar os pais, educadores e cuidadores a acompanharem a fase compreendida entre o final da infância e o início da fase adulta. Confira alguns deles:
Meninas
As mamas podem aparecer após os oito anos de idade, com média aos 9,7 anos. Na maioria, os brotos mamários surgem antes dos 13 anos.
Os pêlos pubianos podem aparecer após os oito anos de idade, com média de 9,6 anos. Já os pêlos axilares surgem, em geral, aos 10 anos.
A menarca (primeira menstrução) pode ocorrer após os nove anos de idade e até os 17. A maioria das meninas menstrua pela primeira vez entre 11 e 16 anos, sendo que a média se verifica aos 12,4 anos e ocorre, em geral, dois anos e meio após surgirem os brotos mamários.
A Puberdade Precoce se caracteriza quando os sinais do desenvolvimento aparecem antes dos oito anos de idade, enquanto a Puberdade Atrasada classifica-se quando os brotos mamários não aparecem até os 13 anos, a menarca até os 16 e os pêlos até os 14 anos de idade.
O estirão (fase de crescimento acelerado) ocorre entre 9,5 anos e 14 anos, numa velocidade de oito a nove centímetros por ano.
Meninos
Os pêlos pubianos podem aparecer após os nove anos e até os 16 anos de idade. A média é observada aos 11,3 anos. Já os pêlos axilares aparecem entre 10 e 15 anos, com média aos 12,9 e os da face surgem, mais nitidamente, após os 13 anos de idade.
Os testículos crescem a partir dos nove anos, mas a média é aos 10 anos. Eles podem apresentar crescimento assimétrico.
A Puberdade Precoce se caracteriza quando os sinais do desenvolvimento aparecem antes dos nove anos de idade, enquanto a Puberdade Atrasada classifica-se quando não há manifestações de desenvolvimento após os 14 anos de idade.
A Medicina Preventiva possui o programa de Obesidade Infantil que tem como público pacientes nessa faixa etária. A cada dois meses novas turmas se iniciam. As crianças precisam ser encaminhadas pelo médico cooperado e, terão acompanhamento em grupo e individual de nutricionista e psicóloga.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa