Início / Notícias

Notícia

3 de Janeiro de 2020 | 16h28

Amor, carinho e atenção como presentes de Natal

Pelo segundo ano consecutivo, cerca de 25 enfermeiros, técnicos e mensageiros que atuam na assistência de enfermagem na UTI Adulto, Semi-Intensiva e Internação do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) presentearam pacientes e acompanhantes com o que há de mais valioso entre os seres humanos: a oferta espontânea de amor, carinho e atenção ao próximo. Estes, no caso, chegaram em forma de uma linda Cantata de Natal. As apresentações aconteceram na noite de 24 e na tarde de 25 de dezembro. 

A iniciativa da ação foi das enfermeiras Caroline Silva Ferreira e Elaine Dias da Costa, que passaram semanas organizando os preparativos. A cantata também contou com a participação da fisioterapeuta Bárbara Helena e da cooperada Vanessa Gontijo. 

De acordo com Caroline, o maior objetivo foi oferecer um nível de cuidado diferenciado, no qual o ser humano é atendido integralmente. “Suas necessidades não se prendem somente ao aspecto físico, mas também ao psicológico e espiritual”, explica.

A infectologista Vanessa viu um grande significado em poder compartilhar, com os pacientes e acompanhantes, a alegria de uma data que, geralmente, se passa em família. “Muitos acompanhantes filmaram a apresentação e pediram para que entrássemos nos quartos, para ficarmos mais próximos aos pacientes”, conta. “Um deles, inclusive, bateu palmas enquanto cantávamos. Foi muito fofo”, relembra. 

Já a enfermeira Elaine, que trabalha na instituição há 24 anos, afirma que a cantata é uma forma de levar felicidade aos internados. “No primeiro quarto em que entramos, a paciente começou a chorar de emoção. Por consequência, nós também”, recorda. “E assim foi por todo o hospital.”

Caroline complementa: “Muitos pacientes e familiares disseram o quanto a Cantata de Natal transformou, por um momento, as tristezas e dores em alegria e as desilusões em esperança por dias melhores”. Ela reflete: “Apesar de o nosso foco principal ter sido essas pessoas, também observamos que os colaboradores que executavam suas tarefas naqueles momentos se comoveram e sentiram-se acolhidos. Era um ambiente contagiante, de muita emoção. Nosso objetivo tem sido prestar um ‘Jeito de Cuidar’ diferente e, sempre, ir além”.


Compartilhe: