Início / Notícias

Notícia

19 de Agosto de 2010 | 00h00

AMAMENTAÇÃO - É de pequeno que se aprende a dar valor!

A partir de que idade deve-se começar a transmitir informações sobre a importância da amamentação?

Para a Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba há seis anos, o assunto começa a  ser  tratado já nas primeiras séries do ensino fundamental. Foi isso que aconteceu no último dia 3 de agosto, quando uma turma composta por, aproximadamente, 50 alunos se reuniu para ouvir a interessante história “Muito prazer, eu sou um mamífero”, de autoria da pedagoga Célia Sardinha. A narrativa ficou por conta da professora Cláudia Somaio, que aproveitou o tema Corpo Humano, desenvolvido neste segundo semestre, para abordar a questão.

Num cenário propositalmente muito próximo ao da garotada, o texto conta a história de um garoto chamado Dedé, que ao se ver diante de um trabalho escolar proposto por sua professora traçou um paralelo perspicaz entre o ato de amamentar dos seres humanos e dos animais e conclui que nunca se vê uma fêmea deixar de amamentar seus filhotes, ao contrário do que ocorre, muitas vezes, com as mulheres.

A atividade na escola fez parte das ações que a Unimed Sorocaba promoveu durante a Semana Mundial da Amamentação, com a coordenação da médica pediatra e coordenadora do Berçário do Hospital Unimed de Sorocaba, Celeste Sardinha, com o apoio do departamento de Responsabilidade Socioambiental. Além da leitura do conto, houve aulas de pintura com desenhos criados especialmente para essa ocasião, dentro do Projeto Pintura Solidária, que é desenvolvido na escola todas as quintas e sextas-feiras.

Segundo a doutora Celeste Sardinha, “abordar esse tema com crianças dessa faixa etária é importante porque elas incorporam o conceito de que amamentar é o processo natural de alimentação de crianças pequenas e se transformam em pequenos agentes de saúde em sua comunidade". 

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: