10 de Fevereiro de 2010 | 00h00
Um convênio firmado entre a Unimed Sorocaba e a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP no dia 28 de janeiro permitirá aos quintanistas do curso de medicina a realização do estágio curricular obrigatório nos setores de Laboratório, Imagem, Hemodinâmica, Hemodiálise e UTIs do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS), considerado um dos mais avançados do interior paulista. Até então, esses estágios podiam ser realizados na Faculté Libre de Médecine de Lille e na Faculté de Médecine Pittié-Salpetrière de Paris, ambas na França; nos hospitais Albert Einstein, Samaritano e Emílio Ribas, em São Paulo (SP), por exemplo.
Para o diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba, doutor Carlos Alberto Caniello, a parceria está calcada na posição institucional da entidade de se interrelacionar ativamente com a comunidade local. “Como empresa cidadã, a Unimed Sorocaba sempre procura inserir-se no contexto social por meio de ações de promoção e prevenção da saúde, socioambientais, culturais, esportivas e, como neste caso, ligadas ao meio acadêmico da cidade”, explica.
Os estágios dos alunos de medicina da PUC-SP no HUS durarão quatro semanas, com jornadas diárias de oito horas e sempre serão acompanhados pelos coordenadores dos setores. Laura Christina Martinez e André Rozas foram os primeiros estagiários a utilizarem o novo convênio. Na segunda-feira, 8 de fevereiro, logo às 8 horas eles chegaram ao HUS para iniciarem o aprendizado no Setor de Imagem.
Os estudantes foram recebidos pelos doutores Caniello e Paulo Húngaro Neto – este último diretor clínico do hospital – e pelo coordenador técnico do setor, Silas Carvalho. A primeira atividade desempenhada foi visitar todas as dependências onde são realizados os serviços de imagem e receber as primeiras informações sobre os cuidados que se deve adotar em relação à radiação, o sistema de emissão de laudos, os signos das imagens, entre outros. “Escolhi o Hospital Unimed de Sorocaba para estagiar porque os serviços aqui realizados e o corpo clínico são muito bons”, resumiu a quintanista Laura.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa