Início / Notícias

Notícia

16 de Março de 2010 | 00h00

Alunos de escola estadual “adotada” pela Unimed Sorocaba passam a ter aulas de xadrez

Alunos das terceiras e quartas séries da Escola Estadual Professor José Osório Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba há seis anos, passarão a ter aulas de xadrez .

Ministradas por membros do Xadrez Clube de Sorocaba, que serão ministradas sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas e das 13 às 14 horas na própria escola, localizada à Rua Terêncio Costa Dias, 561.

A iniciativa de apresentar a proposta à escola partiu do Departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Unimed Sorocaba. Após avaliar algumas atividades que poderiam reverter em benefícios concretos à formação dos estudantes, as aulas de xadrez se mostraram positivas e viáveis, já que a Unimed Sorocaba patrocina o Xadrez Clube de Sorocaba.

“Esta é mais uma atividade que buscamos desenvolver junto com a escola, levando para a comunidade uma atividade pouco acessível e que pode trazer benefícios para o aprendizado das crianças”, destaca Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do RSA.

Segundo a diretora da escola, Magali Monticelli, a oportunidade de incorporar o xadrez na grade é positiva, pois auxilia no desempenho escolar e na educação dos alunos, contribuindo na disciplina, concentração, raciocínio lógico e dinâmica de cálculo. “Para vários alunos a escola é o único lugar onde eles terão acesso a tudo isso, o que se torna um ótimo incentivo a eles”, declara a diretora.

As aulas de xadrez vão muito além da prática. A didática aplicada serve, realmente, para auxiliar no ensino dos alunos. “Quando dou aula, uso um pouco das disciplinas de história e geografia, pois ensino aos alunos a história do xadrez. E quando falo do tabuleiro e do movimento das peças, mostro a associação que existe entre as figuras geométricas, o que auxilia na matemática”, conta o professor de xadrez, Ronaldo Machado.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: