6 de Outubro de 2016 | 00h00
No último dia 26, os alunos da Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba, plantaram mudas de árvores em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.
A ação fez parte do programa "Adote uma Escola", criado há mais de dez anos pela cooperativa médica.
A voluntária Walquíria Aparecida Barbosa conduziu as atividades com as crianças. Ela explica que a ação é importante, pois fortalece a humanidade nos alunos, além de eles conhecerem mais sobre a natureza e a essência do viver e aprender. "Decidi realizar este trabalho voluntário há algum tempo. A ideia é que, a partir do estudo da natureza, as crianças desenvolvam seus valores e princípios e conheçam o próprio 'eu'", disse.
Para o superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, realizações como esta oportunizam o desenvolvimento humano e social dos pequenos. "Em uma época na qual a tecnologia ocupa boa parte do nosso tempo, as crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências singulares como esta. Este contato próximo com o meio ambiente é enriquecedor", declarou.
A iniciativa vai ao encontro da proposta da escola de trabalhar questões de saúde e meio ambiente de maneira lúdica. Na atividade do último dia 26, cada sala de aula plantou sua muda. "Comecei com a parte teórica, explicando como funciona o processo de semente, florescimento e desenvolvimento da árvore. Depois partimos para a prática, realizando o plantio das mudas. Nosso objetivo é duplicar o número de árvores da escola", contou Walquíria, que visita a instituição de ensino a cada quinze dias para realizar um trabalho sobre meio ambiente, saúde e socialização. De acordo com a voluntária, o plantio das árvores foi uma maneira de recordar, também, a chegada da primavera. "É a estação mais bela do ano e a recebemos de braços abertos", disse.
Para Eliane Rodrigues Arruda, coordenadora pedagógica da escola, a ação serviu para reconectar as crianças à natureza. "A programação celebrou a natureza, a flora e a fauna, festejando a chegada da primavera e o Dia da Árvore. Criou também a oportunidade de resgatarmos a memória afetiva em relação às arvores e à natureza, ampliando o vínculo e identidade natural com a flora e a fauna no meio urbano. O aluno teve a oportunidade de acompanhar a evolução do crescimento da árvore plantada e perceber a importância dos cuidados de regar e adubar", disse.
'Adote uma Escola'
O programa foi desenvolvido pela Unimed Sorocaba a partir do estudo da realidade da área de entorno do seu hospital, na qual se identificou a necessidade de implantar melhorias na Escola Estadual José Osório de Campos Maia e Almeida. O projeto consiste na atuação fundamental nos segmentos educacionais e culturais e em ações pontuais que visam a melhoria e manutenção da estrutura física.
O "Adote uma Escola" foi implantado em 2005 e, desde então, vem promovendo o desenvolvimento pedagógico e cultural dos alunos e oferecendo a eles estímulos que proporcionem a satisfação e o interesse em frequentar à escola. Entre as ações práticas, estão o xadrez, inglês e atletismo.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa