12 de Junho de 2014 | 00h00
No dia 5 de junho, 50 alunos da escola estadual José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada há nove anos pela Unimed Sorocaba,
participaram de uma ação especial, para celebrar a Semana do Meio Ambiente: o plantio de uma horta com diversos tipos de alface em garrafas pet.
A atividade foi realizada pelo Departamento de Sustentabilidade da Unimed Sorocaba e contou com a participação da voluntária e colaboradora da cooperativa Aimar Aparecida Lopes, que auxiliou os alunos no cultivo. Segundo Débora Ferrari, assistente do Departamento, em toda semana do Meio Ambiente, a cooperativa envolve a instituição de ensino em ações. “Já tínhamos uma vontade antiga de fazer uma horta na escola e, neste ano, tivemos a oportunidade”, declarou.
Antes de colocar a mão na massa, os estudantes conversaram sobre preservação do meio ambiente, a importância de não jogar lixo na rua e a possibilidade de reutilizar diversos materiais usados no dia a dia, como garrafas pet, caixotes de madeira, camisetas velhas, jornais e muito mais. “Hoje usaremos alguns materiais recicláveis para que possamos montar a nossa horta”, disse a voluntária, Aimar Lopes.
Divididos em duplas, os alunos aprenderam todas as etapas: criaram o sistema de irrigação, com furos nas garrafas e passando fios por ela; depositaram fibra de coco; ajeitaram a terra; plantaram e finalizaram, regando as verduras. Para as alunas do 3º ano, Júlia da Silva e Kauane Vitória, a atividade foi aprovada. “Foi muito legal, é uma coisa nova para nós e, agora, iremos cultivar essa plantação”, contou Júlia. “Cuidaremos com carinho, assim teremos alface na escola e poderemos colher”, completou Kauane. Já os estudantes, também do 3º ano, Pablo Gustavo Ferreira e Fabrício Lopes Nascimento afirmaram que já tiveram uma experiência com plantações. “Foi muito diferente desta horta que estamos fazendo, mas já plantei uma vez”, afirmou Pablo. “Gostei muito da hora em que colocamos a planta na terra, irei cuidar para que cresça muito bonita”, ressaltou Fabrício.
A professora Cláudia Somaio, que acompanhou a turma na plantação, também gostou da ideia e revelou ter aprendido bastante com a atividade. “Achei muito interessante e aprendemos juntos que podemos usar diversos recursos recicláveis.” “Além disso, os alunos envolveram-se muito e já estão sendo conscientizados da importância de preservar o meio ambiente”, finalizou.
Aimar Lopes, a voluntária da turma da plantação, disse que foi preciso muita pesquisa para chegar ao sistema ensinado aos alunos. “Fizemos o sistema de irrigação usado para produtos hidropônicos e precisei estudar uma forma de adaptar isso para água comum.” “Dessa maneira, montando uma horta em garrafas pet, qualquer pessoa pode ter sua plantação, até mesmo dentro de um apartamento”, completou. “Além de dividir o conhecimento, essa é uma forma de conscientizá-los sobre ter uma alimentação saudável e acredito que levaram esse aprendizado para casa”, apostou.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa