27 de Dezembro de 2017 | 15h30
Alunos da Escola José Osório ganham óculos de grau por meio de projeto de acuidade visual
O projeto de acuidade visual promovido pela Unimed Sorocaba, na Escola Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada há mais de dez anos pela cooperativa, está dando muitos frutos. Além de realizar a triagem dos alunos e identificar aqueles que apresentam problemas de visão, a iniciativa contemplou estudantes em situação de carência financeira com a oferta gratuita de óculos de grau, que foram entregues no último dia 24.
“Este belíssimo trabalho só foi realizado após muito empenho das equipes envolvidas, pois, graças a elas, nossos alunos terão uma qualidade de vida melhor e, sobretudo, condições de receber aprendizagem adequada", disse o diretor superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho.
O projeto faz parte das ações do programa Adote uma Escola, desenvolvido para auxiliar e implementar melhorias na instituição de ensino. A equipe médica responsável pela idealização e acompanhamento dos estudantes, é formada pela médica pediatra e cooperada Maria José de Souza e pela médica oftalmologista Roseli Itano Horita, voluntária da escola.
Os trabalhos têm por objetivo identificar casos de insuficiência visual entre os alunos e, por meio de acompanhamento multiprofissional, saná-los. Para tanto, foi preciso que pais ou responsáveis legais autorizassem a intervenção. A verificação preliminar das crianças - também chamada de pré-teste - foi feita pelo próprio corpo docente da escola, após ser capacitado pela equipe médica responsável.
No total, 250 alunos autorizados pelos pais e responsáveis participaram dos exames de acuidade visual; destes, 19 foram encaminhados para consultas clínicas com a médica oftalmologista Roseli Horita. Após os atendimentos, 17 alunos foram diagnosticados com necessidade de uso de óculos e, destes, oito foram identificados em situação de carência financeira. Para estes, a Unimed Sorocaba firmou parceria com a Óticas Carol, que possibilitou a oferta gratuita dos óculos, inclusive para as próximas turmas da escola.
De acordo com o superintendente da cooperativa médica, a intenção era não somente diagnosticar as deficiências, mas oferecer subsídios para saná-las. "Por meio da parceria com a Óticas Carol e auxílio da Dra. Roseli, pudemos dar este suporte às crianças, encaminhando-as ao atendimento especializado e cedendo os óculos de ótima qualidade", disse.
Adote uma Escola
Iniciativa da Unimed Sorocaba, o Adote uma Escola foi desenvolvido para auxiliar e implementar melhorias na Escola Estadual José Osório de Campos Maia e Almeida, que fica ao lado do Hospital Dr. Miguel Soeiro.
O programa consiste no desenvolvimento de ações pedagógicas fundamentais nos segmentos educacionais, culturais, ambientais e ainda promove ações que visam a melhoria e manutenção da estrutura física. O programa foi implantado em 2005 e já atendeu a mais de 750 crianças, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de seis a 11 anos.