10 de Outubro de 2018 | 15h18
A leitura engrandece a alma”, já dizia o filósofo francês Voltaire. Com o foco em auxiliar o ensino, o vocabulário e despertar o interesse por livros entre seus alunos, a Escola Estadual Monteiro Lobato recebeu o Projeto Ler e Aprender. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da Unimed Sorocaba, que apadrinhou esta instituição de ensino no segundo semestre de 2018, por meio do Programa Adote uma Escola. A iniciativa do projeto foi da médica cooperada, Dra Maria Cecília Ferro, que além de idealizar o projeto, conduz, semanalmente, as atividades de leitura com uma turma de 10 alunos.Duas vezes por semana, 20 estudantes participam, em seus respectivos períodos, do Projeto Ler e Aprender. O primeiro título abordado é um clássico da literatura mundial: “A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne. O projeto foi colocado em prática com a ajuda da voluntária da escola, Walquíria Aparecida Barbosa, a Kika, bem como da própria Dra. Cecília, que afirma estar realizando um sonho: “Oferecer um clube de leitura era um desejo antigo. Ele é muito importante, pois, na medida em que os jovens leem, podemos apresentá-los a novas palavras e estimulá-los a buscar seus significados no dicionário”. A especialista prossegue: “Com isso, os participantes aprendem a ler e a compreender. A leitura não só abre os horizontes, como também torna possível viajar, conhecer culturas e abrir a alma para outras experiências. Acho que este é um momento mágico – principalmente para estes alunos, que são tão jovens”. Segundo o superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, o projeto é uma forma de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes. “A educação é um pilar extremamente relevante na formação das crianças. A leitura e interpretação as auxiliará por toda a vida. É nosso papel cooperar com a evolução e o crescimento delas”.