8 de Novembro de 2011 | 00h00
CVV e Pintura Solidária estiveram presentes no encontro
No dia 19 de outubro foi realizado o 4º Encontro de Voluntários da Unimed Sorocaba, que tem como objetivo promover a cultura e o valor do trabalho voluntário, além de incentivar a solidariedade e a cidadania. A atividade apresentou ações desenvolvidas pelo Departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) aos cooperados e colaboradores interessados.
O encontro aconteceu na sala de aula do laboratório do Hospital Unimed Sorocaba e contou com a participação do CVV (Centro de Valorização da Vida) e da Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida.
Para a coordenadora do CVV, Márcia de Araújo Pereira, a presença no evento teve como objetivo a divulgação de seus projetos. “Pudemos falar sobre o serviço que prestamos à sociedade. Buscamos também novos voluntários, já que precisamos dessa disponibilidade das pessoas em ouvir o outro”, conta Márcia.
Com o registro de cerca de 40 participações, o encontro foi o primeiro a contar com entidades assistenciais. “Na quarta edição desse Encontro de Voluntários, buscamos fazer algo diferente. A ideia era trazer ONGs que se destacam na cidade para falar um pouco de seus trabalhos. Queremos que o voluntário da Unimed também participe de voluntariado na comunidade. Além disso, trouxemos o coral para divulgar o seu trabalho, que é tão bonito e está trazendo frutos de humanização para o nosso hospital”, fala a coordenadora do Departamento RSA, Patrícia Bezerra da Silva.
O coral Cantar e Alegrar é Humanizar, do Hospital Unimed Sorocaba, fechou o encontro cantando músicas para a apreciação do público presente. Entre os integrantes do coral está o doutor Carlos Renato Imamura, que contou um pouco de seu surgimento: “O coral surgiu no Dia da Fonoaudióloga do ano passado, a fim de criar um coral dentro do hospital. O nome inicial, Cantar e Alegrar é Humanizar, foi bem aceito e objetivamos a isso o trabalho voluntário com os colaboradores, integrando-os em torno de um intuito em comum. A proposta é cantar, não só em alguns eventos, mas passar a música para os pacientes, clientes e aos próprios colaboradores, tornando assim um ambiente mais agradável e humano”.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa