Início / Notícias

Notícia

19 de Novembro de 2010 | 00h00

200 pessoas passam por atividade organizada pela Unimed Sorocaba

O objetivo da atividade foi orientar a população sobre a prevenção, sintomas e cuidados em relação ao diabetes.

DIA MUNDIAL DO DIABETES

200 pessoas passam por atividade organizada pela Unimed Sorocaba

Cerca de 200 pessoas passaram pela Feira EducaDia – Educar para Prevenir o Diabetes, realizada nesta quinta-feira, 11/11, das 14 às 20 horas, no hall de entrada do Extra-Campolim, pelo Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba para divulgar o Dia Mundial do Diabetes. 

Durante a EducaDia as pessoas puderam aferir a pressão arterial, submeter-se à triagem da glicemia capilar, receber orientações nutricionais, conhecer seu peso saudável e produtos especiais para diabéticos.  “Essa atividade é muito importante para toda a Unimed Sorocaba, pois foi voltada à nossa população. E, hoje, sabemos que o Diabetes é uma doença de saúde pública onde todos devem se informar e se orientar, onde a Sociedade Brasileira de Diabetes nos coloca que das pessoas diagnosticadas diabéticas, metade não cuida e não trata a doença, ignora. Esta doença é silenciosa, mas traz muitas complicações futuras as pessoas que não se tratam”, comentou a enfermeira Francine Cibele Esteves responsável pelo Serviço de Medicina Preventiva.

Oficialmente, o Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14/11. Essa data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento da doença em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

A campanha global de conscientização é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. A iniciativa reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas portadoras da doença e o público em geral.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: