4 de Maio de 2005 | 00h00
"1º Congresso da Sociedade Médica de Sorocaba” Reunirá 23 Eventos Paralelos
O “1o Congresso da Sociedade Médica de Sorocaba”, que será realizado entre os dias 9 e 14 de maio, reunirá 23 eventos científicos distintos.
Pelo que se tem notícia, trata-se de um fato inédito no País. Segundo o médico e presidente da Sociedade Médica de Sorocaba (SMS), Mario Luiz Augustus da Silva Freitas, apesar da amplitude do evento, o objetivo irá além da transmissão de conhecimentos avançados. "Todos os palestrantes apresentarão suas vivências profissionais; o conceito ‘como eu trato’ será a marca deste congresso", afirma.
Mário Luiz conta que o congresso começou a ser planejado há três anos, assim que ele assumiu a presidência da SMS. "Uma das metas desta diretoria era iniciar um processo de sedimentação para que eventos desta natureza passassem a ser realizados com sucesso em nossa cidade", revela. No passado, Sorocaba acolheu eventos importantes, bem organizados, com palestrantes renomados, mas que por algum motivo não conseguiram aglutinar o público adequado. Isto acabou se tornando uma referência equivocada, segundo a qual Sorocaba não comporta a realização de eventos científicos. "Queremos começar a mudar esta opinião", diz.
Para viabilizar este primeiro congresso, o presidente da SMS seguiu duas vertentes. Uma foi incentivar os Departamentos Científicos da entidade que dirige a atraírem as Sociedades Brasileiras de suas respectivas especialidades para apoiarem e participarem da iniciativa. O resultado final foi a adesão de 22 dessas sociedades. A outra meta foi buscar o apoio das "duas outras entidades que representam de forma plena a classe médica de Sorocaba: o Centro de Ciências Médicas e Biológicas (CCMB), por meio de sua Faculdade de Ciências Médicas, e a Unimed de Sorocaba", conta Mário Luiz.
"No início, não tínhamos idéia da dimensão que o congresso tomaria", confessa o dirigente da SMS. O sucesso das adesões das sociedades brasileiras e o incremento acadêmico-científico fornecido pelas entidades co-realizadoras inflaram o evento e o tornaram um dos maiores na área médica. Foi nesse momento que os organizadores se depararam com outro obstáculo: definir o local onde as atividades teóricas e práticas pudessem ser realizadas. "Como Sorocaba não dispõe de um centro de convenções, a solução encontrada foi utilizar o complexo da PUC/SP na cidade", conta Mário. Tanto que as atividades curriculares do CCMB serão suspensas durante a realização do congresso.
Segundo a Diretoria Executiva da Unimed de Sorocaba, a realização deste primeiro congresso representa uma das mais abrangentes e maiores propostas surgidas na região para atualização médica. Para os dirigentes da cooperativa, a instituição sentiu-se prestigiada em participar do evento, os quais acreditam que irá reforçar ainda mais o conceito que Sorocaba tem o potencial de pólo irradiador de conhecimento médico-científico.
Promover 23 eventos científicos concomitantemente é, pelo que se tem notícia, um fato inédito no País. "É como se o médico pudesse participar de 23 congressos científicos num mesmo período e num mesmo local", resume Mário Luiz. Para os patrocinadores e expositores, este novo conceito – provavelmente um novo paradigma para o setor - representará vantagens econômicas. O evento terá um ponto fixo onde os expositores poderão montar seus stands e promover seus produtos e serviços. "Não serão eles que levarão suas marcas ao evento; nós é que levaremos os participantes de 23 eventos até eles", compara o presidente da SMS. "Com isso, as verbas de propaganda e promoção deixarão de ser pulverizadas e poderão ser investidas numa única realização", explica. E não se trata de pouco dinheiro. A realização de um evento médico deste porte custa em média R$ 250 mil.
Mais informações à imprensa:
SZS Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3222-3040 / (15) 91.11.1904