A infecção de urina é a presença de bactérias em qualquer um dos órgãos que compõem o sistema urinário e, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a urina não apresenta bactérias desde quando é produzida pelo rim, passando pelo ureter e a bexiga, até a porção inicial da uretra, um pequeno canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo.
Elas são geralmente causadas por bactérias normalmente encontradas na própria da pele, vagina ou ânus.
São mais comumente encontradas nas gestantes e nas mulheres entre 20 a 50 anos com vida sexual ativa.
Isso porque a mulher tem a uretra mais curta, permitindo com mais facilidade a entrada das bactérias, e na gravidez os hormônios diminuem a motilidade dos músculos do ureter, diminuindo o fluxo de urina dos rins para a bexiga, tendo as bactérias mais tempo de se multiplicar antes de serem eliminadas do corpo.
Mas há também casos assintomáticos, ou seja, sem apresentar qualquer sinal ou sintoma e, por isso, é necessário e importante fazer exame de urina durante o pré-natal. Caso a infecção urinária não seja tratada, ela pode até causar infecção dos rins, sendo este já um caso muito mais grave, além de poder causar um parto prematuro.
Mesmo durante a gestação, há antibióticos completamente seguros que são usados com segurança para combater as infecções urinárias. Nem sempre é possível evitar uma infecção urinária, mas recomenda-se: