Meta 3: Melhorar a Segurança de Medicamentos de Alta Vigilância

Essa meta tem como objetivo promover a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos no processo de utilização de Medicamentos de Alta Vigilância.

Os Medicamentos de Alta Vigilância possuem risco aumentado de provocar danos significativos nos pacientes quando administrados por engano.

São Medicamentos de Alta Vigilância: medicamentos controlados, quimioterápicos, anticoagulantes, eletrólitos concentrados e medicamentos LASA - com escrita, aparência ou sons semelhantes. Os eletrólitos concentrados podem ser facilmente trocados, por isso, deve-se ter cuidados redobrados.

Como o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro atende essa meta?

No Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, os Medicamentos de Alta Vigilância são identificados com etiquetas vermelhas e armazenados em locais específicos e controlados pelas equipes de Farmácia.

Além disso, há uma tabela com a lista dos Medicamentos de Alta Vigilância e uma lista com a relação dos medicamentos com aparência, grafia e sons semelhantes (LASA), disponíveis para consulta no Sistemas Estratégicos, repositório da Farmácia: TB.FAR.HUS.0009 e TB.FAR.HUS.0008, respectivamente.

PD.ENF.HUS.0007 MELHORAR A SEGURANÇA DE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA

Excelência no
cuidado da vida.

É melhor para o paciente, para os cooperados, para os colaboradores e para a instituição. É melhor para todos.