Meta 2: Melhorar a eficácia da comunicação
O objetivo dessa meta é garantir uma comunicação efetiva, oportuna, exata, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor nos processos de troca de informações.
Seja para relato de resultados críticos de exames de diagnóstico ou processo de transição de cuidados de pacientes, as comunicações verbais e telefônicas estão sujeitas a erros, visto que diferentes sotaques, dialetos e pronúncias podem tornar difícil o entendimento do receptor da informação passada.
Como o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro atende essa meta?
Quando o enfermeiro receber ordens verbais (prescrição verbal) ou resultados críticos de exames de diagnóstico (verbal e/ou telefônico), deve ouvir com atenção e anotar tudo no PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), na aba “Comunicação Efetiva”. Em seguida, deve fazer o read-back (ler de volta) para a pessoa confirmar se o que foi escrito e lido está correto. O ramal utilizado para esse tipo de comunicação deve ser gravado.
Quando houver uma transição de cuidados (transferência de pacientes entre setores e transferência de pacientes internados para a realização de exames) o colaborador deverá registrar no PEP, na aba “Comunicação Efetiva”. Além disso, deve registrar também no sistema informatizado a Passagem de Plantão nas unidades.
PD.ENF.HUS.0003 MELHORAR A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO - COMUNICAÇÃO EFETIVA