Meta 1: Identificar corretamente os pacientes
Essa meta tem o objetivo de garantir que o paciente receba corretamente os cuidados para o seu caso.
A identificação dos pacientes deve estar presente em todas as áreas, incluindo unidades de internação, ambulatório, emergência, centro cirúrgico, etc.
O local escolhido para identificar o adulto é no punho, através de uma pulseira de identificação, mas para recém-nascidos é colocado, preferencialmente, no tornozelo. Se os membros superiores do adulto estiverem impossibilitados, deve-se inserir nos membros inferiores.
Como o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro atende essa meta?
Os dois identificadores padronizados em nosso Hospital são NOME COMPLETO e DATA DE NASCIMENTO. Essas informações são impressas na Pulseira de Identificação que todos os pacientes recebem, e devem ser checadas obrigatoriamente pelos profissionais responsáveis pelo procedimento, antes de:
- 1. Realização de procedimentos invasivos (exemplos: punção venosa, passagem de sonda vesical, endoscopia, implantação de cateter, cirurgias, etc);
- 2. Administração de medicamentos;
- 3. Administração de sangue ou hemoderivados;
- 4. Coleta de material para exame;
- 5. Entrega de dietas.
Em casos de pacientes com nomes e datas de nascimento iguais, o terceiro identificador será o nome completo da mãe.
O Procedimento Documentado da Meta 1 pode ser consultado na íntegra no Sistema Estratégico, Repositório Enfermagem Institucional - PD.ENF.HUS.0002 Identificação de Pacientes.